sábado, 23 de julho de 2016

Devotos celebram festa de Santa Maria Madalena, em Teixeira


Inseridos no contexto do ano Santo Extraordinário da Misericórdia a Paróquia Santa Maria Madalena, em Teixeira celebrou de 12 a 22 de julho a festa de sua padroeira, tendo culminância nesta sexta-feira (22), com missa solene celebrada às 10h com a presença do bispo diocesano, Dom Eraldo e com encerramento e procissão com a presidência do padre Pedro Custódio e a grande participação do rebanho desta comunidade.

Novenas, quermesses e muita devoção marcaram a festa 2016 que refletiu o tema: “Maria Madalena, Apóstola da Misericórdia”. No dia 12, a imagem peregrina da padroeira foi acolhida no posto Pedra do galo, seguindo em carreata pelas principais ruas da cidade sendo feita o hasteamento da bandeira sinal que ficou durante 9 dias externando a festividade. Dentro da matriz de 12 à 21 foram celebradas as novenas que aconteceram sempre com a presença de grande número de fiéis.

Uma das inovações na festa deste ano foi à inserção da missa solene às 10h, experiência esta que contou com a participação de Dom Eraldo, bispo diocesano, sendo este exortador nas ações que devemos tomar seguindo o exemplo da excelsa padroeira que viu e anunciou o Senhor Ressuscitado. Em sua homilia, Dom Eraldo destacou a presença de Maria Madalena nos evangelhos e exortou-a como apóstola dos apóstolos, conforme declarou o Papa Francisco.

Seguindo tradição a missa e a procissão foi realizada à tarde com forte participação e comunhão de fé. O Padre Pedro Custódio, pároco desta comunidade frisou a importância de uma igreja missionária seguindo o exemplo da apóstola da misericórdia, Maria Madalena. Ao final da missa foi realizada a grande e festiva procissão pelos principais setores, e, após quatros anos sem sair do nincho, a imagem maior e histórica alegrou a todos os devotos que vibrantemente e piedosamente anunciaram o kerigma pascal.

A festa deixa um saldo positivo, conforme disse o padre Pedro Custódio, que aproveitou para pedir uma contínua festa nas comunidades rurais e setores da cidade, sendo esta agora a festa do anuncio da boa nova do Reino de Deus. Após a procissão foi feito o descerramento da bandeira e a queima de fogos.






















 PASCOM PAROQUIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário