Pastorais

 NOSSA PARÓQUIA ESTÁ DE MÃOS UNIDAS PARA O AVANÇO.


Pastorais


PASTORAL CARCERÁRIA: A Pastoral Carcerária é a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres onde procura desenvolver todos os trabalhos que essa presença vem a exigir.
   A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também ONG’s locais, nacionais e internacionais.

PASTORAL DA CRIANÇA: A Pastoral da Criança tem por objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. (Artigo 2º do Estatuto).

Fundação:

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. a Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 21 países.



PASTORAL DO BATISMO: A pastoral do batismo, recebe cada pai mãe e padrinhos de coração aberto, sempre testemunhando o amor por Jesus e seu projeto, sempre dispostos a rezar por eles, a acolhê-los de braços abertos. O Trabalho desta pastoral é orientar, preparar pais e padrinhos para  o primeiro Sacramento da Igreja, ele que é porta de entrada a Fé Cristã, o Batismo.

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO: A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade. 

    A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo. 


PASTORAL DO DÍZIMO: A Pastoral do Dízimo tem como meta de trabalho, a conscientização da comunidade sobre o verdadeiro sentido do Dízimo.
   “Mostrar a comunidade que a Pastoral do Dízimo na Igreja Católica do Brasil está se impondo como caminho no crescimento espiritual e na sustentação econômica.”

PASTORAL FAMILIAR: A Pastoral Familiar, portanto, é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

PASTORAL LITÚRGICA: Liturgia é o cume para o qual converge toda a atividade evangelizadora da Igreja e ao mesmo tempo, fonte que alimenta e fortalece a comunidade. É o culto público de Cristo e da Igreja, tendo como centro a PÁSCOA DE CRISTO, sua morte e ressurreição, fonte de vida nova. Liturgia é uma “Celebre + Ação”, ou seja, uma celebração.
 O objetivo é congregar o povo de Deus em assembléia orante para celebrar as maravilhas de Deus realizado na história, passando pela criação até a consumação dos tempos de Cristo.
A finalidade é o louvor a ação de graças a Deus por Cristo com Cristo e em Cristo, que nos amou até o fim para salvar a humanidade decaída pelo pecado. O PAPEL DA EQUIPE DE LITURGIA:




MOVIMENTOS:

ECC (Encontro de Casais com Cristo): E.C.C. procura levar os casais a uma prefeita harmonia conjugal, bem como ajudar o bom relacionamento entre pais e filhos, tão necessário nos dias de hoje. 

Terço dos Homens: Homens Comprometidos em meditar os mistérios do Santo Terço, se encontram e rezam juntos, visando uma Família Mais unida, e aprendendo com Maria à dar seu ''SIM'' a Deus.

Terço das Mulheres: Reunidas como Maria estava no dia de Pentecostes, Mulheres dedicam seus trabalhos, lutas e sofrimentos do dia-à-dia nas Mãos da Mãe admirável.

Apostolado da Oração: O Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. 

EJC (Encontro de Jovens com Cristo): O movimento EJC, tem como alvo principal os jovens inseridos territorialmente na paróquia, procurando despertá-los para sua verdadeira vocação de cristão.
     Visa evangelizar os jovens, contribuindo para sua formação cristã, procurando encoraja-los para o engajamento comunitário e social.
Revalorizar ensinamentos adormecidos é também um dos objetivos do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), principalmente os valores familiares.

MOVIMENTO DE  SCHOENSTATT (OU MÃE RAINHA): tem o ideal de seguir a Virgem Maria, como lírios no meio do mundo, sendo a Mãe de Deus o grande Lírio, a Rainha Lirial. Algumas mulheres na sua Maioria são exemplo de entrega e amor à Mãe de Deus: Bárbara Kast (do Chile) e Regininha (do Brasil).
No Brasil a Juventude teve seu marco inaugural em 1960 no Estado do Paraná. Tem como lema Nacional: "Lírio do Pai, Tabor para o Mundo", o qual completou, em 2006, 10 anos da reformulação deste lema. Outro marco importante são os 25 anos da Coroação da Rainha Lirial.

RCC(Renovação Carismática Católica):  A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem  discípulos de Jesus Cristo. O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo (comumente denominados Católicos Carismáticos).

Serviços:

Coroinhas:O trabalho realizado pelos coroinhas durante a celebração é de muita importância, pois ajuda no andamento da celebração e para que tudo saia dentro do planejado. O Papa João Paulo II escreveu uma carta dedicada aos coroinhas. Vai desde a preparação e a execução dos serviços em uma celebração Litúrgica.

MEDCES (Ministros extraordinários da distribuição da Comunhão Eucarística):
É um Leigo que é determinado para auxiliar ao Padre na Distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística a pessoas presentes na Celebração da missa ou a pessoas impossibilitadas de vir a Igreja para as celebrações litúrgicas.

OFS (Ordem Franciscana Secular): Conduzidos pelo Exemplo de São Francisco de Assis, é esse grupo de Irmãos que se dedicam na Valorização do mais pobre, excluído, e ver no outro o ser Irmão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário