domingo, 6 de outubro de 2013

Comunidade Católica de Teixeira celebra 156 anos de Instalação Canônica Paroquial

’Igreja Santa, templo do Senhor, Glória a ti Igreja Santa Oh! Cidade dos Cristãos’’.
 
     A paróquia de Santa Maria Madalena celebrou solenemente na noite deste Domingo, (06), dia do Senhor, os 156 anos de instalação Canônica desta Comunidade de Fé.

    Em 1792, o Vigário de Patos, cônego Manoel da Costa Palmeiro, lançou os fundamentos da capela de Santa Maria Madalena do Teixeira e, em 01 de outubro de 1795, com terras compradas a Antonio de Araújo Franca e sua Mulher d.Jerônyma de Jesus Cavalcante, e a Manoel Lopes Romeu e sua Mulher Verônica Lins de Vasconcelos, foi Instalado o seu Patrimônio, sendo a Capela Inaugurada em 1809. Sob regência do artigo 1º- que diz: ‘’Fica erecta em matriz a capella de Santa Maria Magdalena  da Serra do Teixeira da freguesia da Villa de Pattos’’. A referida capela passa a ser Matriz.

   Um Fato marcante, ocorrido em 1862, retrata bem a fé dos teixeirenses na sua Padroeira. Um surto de cólera devastou quase todo os estado. O comerciante José Antonio  de castro fez-lhe uma prece para que a moléstia não atingisse Teixeira. Prometia dar à Igreja uma Imagem de Santa Maria Madalena, do Tamanho de uma pessoa. Teve o seu pedido atendido, pois o surto esteve cerca  de duas léguas e a região ficou a salvo do Flagelo. A promessa foi cumprida, a imagem foi colocada no altar.

   Tantas Manifestações religiosas cercam o povo desta comunidade Cristã, tendo sempre a confiança que nossa padroeira intercede a Deus, pelas preces do povo, vários pedidos são confiados à intercessão desta Santa querida por todos, dentre as quais destacamos este fato Ocorrido em 1905, quando a comunidade Cristã, num mutirão de fé em torno de sua padroeira, invocava a proteção para livrar a cidade do surto de varíola que assolava as Espinharas. Milagrosamente, Teixeira ficou livre da epidemia.

    Neste ano de 1013 a porção de Fé, celebrou duas eucaristias em ação de graças por esta data memorável na vida de nossos paroquianos. O Coroinha Victor Galdino retratou a alegria desta data em suas palavras: ‘’este é um momento que devemos agradecer a Deus sem cessar, pois até aqui nos ajudou o Senhor Jesus, que Guia esta porção do povo de Deus’’ exortou.

   Dentre tantos servos de Deus, passaram por esta paróquia os Vigários: Padre José Geminiano Pereira Régis, Padre Bernardo de Carvalho Andrade, Padre  Vicente Xavier de Farias, Padre Florentino Barbosa Ferreira, Padre Antonio Ramalho, Padre Joaquim Alves Machado, Padre Florentino Floro Diniz, Padre Vicente Ferreira Rodas, Padre Antonio Trigueiro, Padre Sebastião Rabelo, Padre João Leite,  Padre Zabulon Pereira de Lira, Padre Francisco Lopes, Padre João Leite, Padre Pedro Maria Serrão, Padre João Madrugada, Padre João Noronha, Padre Júlio de Freitas Costa,  Padre Boleslau Biernaski, Padre Gerardo Cremerks , Padre Espedito Caetano da Silva,Padre Francisco das Chagas Silva e Padre  José Nildo Lopes que guia esta porção até a presente data.

        Muitas são as Lembranças, desejos futuros, e carinho que nós temos por esta Igreja. O zelo pela casa do Senhor nos consome, pois a demonstração de amor por parte da população para com esta paróquia é inconfundível.

PASCOM PAROQUIAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário